No dia 19 de Maio, nós convidamos você a participar do Dia Mundial de Consciência à Acessibilidade, conhecido em inglês como Global Accessibility Awareness Day (GAAD). O propósito deste dia é de falar, pensar e aprender sobre acessibilidade digital (web, software, portáteis, etc.) e os diferentes tipos de usuários, incluindo pessoas com deficiências. A audiência que queremos atrair para o GAAD são as comunidades de design, desenvolvimento, usabilidade, e também os que criam, apoiam financeiramente e influenciam a indústria de tecnologia e seu uso. Apesar do interesse das pessoas no tema de tornar tecnologias mais acessíveis e utilizáveis para aqueles com deficiência, a realidade é que muitas vezes elas não sabem como ou por onde começar. O conhecimento sobre acessibilidade é o primeiro passo. Leia o artigo por Joe Devon que inspirou esta iniciativa global.

DESAFIO: O conhecimento sobre acessibilidade precisa ser uma competência essencial para desenvolvedores. AGORA.

Relativamente, não existe muita informação disponível sobre acessibilidade. Você deve sair fora de seu caminho para buscá-la. Quantos de vocês sabem o que é JAWS? Após verificar a compatibilidade de seu website em navegadores de Internet (por exemplo, IE6, IE7, IE8), você também verifica seu conteúdo em um leitor de tela?

Eu diria que é mais importante fazer um website acessível do que atrativo para navegadores antigos. Para algumas pessoas, uma Internet acessível faz uma grande diferença em suas vidas. Apesar de eu ser um programador backend, ainda estou envergonhado em quão pouco sei. E você?

Muitos esforços estão sendo feitos em semântica de HTML5 com a finalidade de torná-lo acessível. Estive brincando com esta ideia por alguns anos, mas chegou a hora de pedir por sua ajuda. Vamos trabalhar juntos para arrumar este descuido em nosso conhecimento. Como comunidade, nós podemos trabalhar juntos para mudar o mundo.

Primeiramente, vamos concordar em um Dia Mundial de Consciência à Acessibilidade. Este será o dia do ano em que desenvolvedores ao redor do mundo tentarão aumentar a consciência e o conhecimento em fazer web sites acessíveis.

Neste dia, promoveremos todos os desenvolvedores a revisar pelo menos uma página em seu site com uma ferramenta de acessibilidade. Depois de corrigir a página, serão encorajados a escrever um artigo sobre o que foi corrigido e inspirar outros a seguir seu exemplo.

Para planejar este dia, organizadores de grupos de encontros comunitários (“meetups”), como eu, serão encorajados a fazer uma palestra sobre acessibilidade. Seria um ótimo bônus se você conseguir alguém que usa JAWS ou outro leitor de tela para participar e educar. Talvez um “hackathon” seria apropriado.

Se você costuma apresentar sobre desenvolvimento, você está convidado a preparar palestras sobre este tópico. Você está entre as pessoas mais influentes em nossa indústria.

Se qualquer um lendo isto conhecer organizações que gostariam de se envolver nesta iniciativa, por favor ajude-nos a fazer esta conexão.

Vamos pegar um dia, tentativamente, 19 de Maio. Dia Mundial de Consciência à Acessibilidade.

Então, o que você pode fazer hoje?

Divulguem. Forneçam sugestões, por exemplo: qual seria um bom hashtag para esta iniciativa? Se você estiver no mundo de “meetups”, comece a planejar. Se não estiver, participe de um.